Página Inicial

Facebook constrói robô que põe fibra óptica em redes de alta tensão

Imagem: liufuyu, de envatoelements
Imagem: liufuyu, de envatoelements

O Facebook criou um robô que coloca automaticamente cabos de fibra ótica em redes elétricas de alta tensão. A máquina chama-se Bombyx, “bicho-da-seda”, em latim, devido ao movimento que a faz mexer que é semelhante ao destes animais a andarem.

A empresa fundada e liderada por Mark Zuckerberg criou esta máquina para tornar mais barata a extensão e criação de redes de fibra ótica. Em comunicado, o Facebook diz que “independentemente da tecnologia de acesso usada, para suportar o aumento da capacidade atendida em uma região, a fibra deve ser levada para mais perto do utilizador final”. Este projeto foi feito no âmbito do programa Facebook Connectivity. A ideia de juntar os cabos a redes elétricas já existente surgiu ao perceber que em países como o Uganda esta solução podia ajudar a massificar as redes elétricas e a fibra ótica.

De acordo com os engenheiros do Facebook, “este sistema combina inovações nas áreas de robótica e design de cabos de fibra ótica para reduzir drasticamente o custo de implantação de fibra utilizando a infraestrutura elétrica. Embora tenha havido grandes melhorias na resistência e no tamanho de um cabo de fibra, bem como na quantidade de dados que um cabo pode transportar, ainda não existe uma solução amplamente aplicável para reduzir o custo de construção de fibra”.

Até 2019, mais de 70% da população mundial vivia a 10 quilómetros de ligações por fibra ótica. “Isto foi dolorosamente ilustrado durante a recente pandemia, pois as comunidades tiveram que se adaptar ao uso quase constante de apps de uso intensivo de largura de banda necessários para o trabalho e a educação remotos”, esclarece a rede social.

Estes esforços do Facebook surgem numa altura em que muitos países estão a começar a investir em redes sem fios 5G. Contudo, a empresa de Zuckerberg está a focar-se nesta infraestrutura base — também para as redes 5G — que não chega ainda a mais de 3,5 mil milhões de pessoas em todo o mundo, como contou o Facebook ao CNet. As redes de fibra ótica permitem ligação estáveis e de rápida velocidade à internet. Com esta tecnologia, o Facebook quer reduzir em 10 vezes o preço da criação de infraestruturas de fibra ótica.

fonte: Observador, escrita por Manuel Pestana Machado