Página Inicial

47% dos usuários de fibra óptica são clientes de pequenos provedores, diz Abrint

Imagem retirada de https://credencial.imasters.com.br/abrint-na-estrada-belempa
Imagem retirada de https://credencial.imasters.com.br/abrint-na-estrada-belempa

Iniciou-se hoje (5/6) o Encontro Nacional Abrint 2018, promovido pela Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint). Na abertura, Basilio Perez, presidente da entidade, destacou os dez anos de atuação da Abrint e a relevância que os pequenos provedores de Internet (ISP, na sigla em inglês) conquistaram ao longo dos anos. Segundo ele, esse setor é responsável por 47% dos acessos de fibra óptica no Brasil.

Nesta última década de atuação da associação, o setor cresceu e recebeu a devida consideração por parte do governo federal, que reconhece a importância os resultados dos ISPs, conforme dito pelo secretário de Telecomunicações do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC), André Borges.

Segundo ele, o mercado tem feito sua parte na expansão da banda larga, visto os números de acesso proporcionados pelos provedores, principalmente. “O desafio agora é implantar uma política pública de universalização. Nós, da secretaria, vamos apresentar ao MCTIC um mapeamento da infraestrutura, mostrando quais as necessidades e prioridades da área”, diz o secretário, lembrando que o deve faltar é o recurso público para implantar a política.

O ministro da pasta, Gilberto Kassab, complementou a fala de Borges ao dizer que o ISP é um importante parceiro do governo para a expansão da banda larga. “O que precisamos agora é de uma linha de crédito no Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) para garantir o crescimento do pequeno provedor.” Kassab diz que já está intercedendo junto ao órgão a favor dos ISPs.

fonte: iPNews