Página Inicial

A velocidade da internet é mais rápida se usar fibra ótica

Imagem retirada de https://ecommercenews.com.br/artigos/dicas-artigos/a-velocidade-da-internet-e-mais-rapida-se-usar-fibra-otica/
Imagem retirada de https://ecommercenews.com.br/artigos/dicas-artigos/a-velocidade-da-internet-e-mais-rapida-se-usar-fibra-otica/

Se existe algo que todos desejamos é internet wifi mais rápida e sem quebras. Mas nem sempre isso acontece (para mal dos nossos pecados e dos zaps de carregamento lento).

Contudo existe uma alternativa para que a velocidade da internet seja um pouco (muito) mais rápida. Essa alternativa designa-se por fibra ótica.

A mesma é já utilizada na grande maioria dos países e permite a transferência de dados com velocidades que podem já chegar em alguns países a 1GB.

Aqui no Brasil a fibra está a começar a ganhar terreno para as ligações tradicionais, e estamos cada vez mais ligados a vários países.

Mas se não sabe o que é a fibra ótica e no que é que a mesma pode ser usada, não se preocupe. Vamos explicar tudo de seguida.

O que é a fibra ótica e como atual

De forma simples e eficaz, a fibra ótica é um filamento flexível e transparente fabricado a partir de vidro ou plástico extrudido e que é utilizado como condutor de elevado rendimento de luz, imagens ou impulsos codificados.

Têm o diâmetro de alguns micrómetros, ou seja, cada cabo de fibra é ligeiramente superior ao de um fio de cabelo humano.

Por ser um material que não sofre interferências eletromagnéticas, a fibra ótica possui uma grande importância em sistemas de comunicação de dados.

Quais as principais aplicabilidades da fibra?

Pois bem, uma vez que a mesma permite a passagem de informação com imensa velocidade (e a velocidade total possível ainda não foi alcançada) existem diversas aplicabilidades.

1 -  Cabos de passagem submarinos
Os cabos de fibra ótica atravessam oceanos ligando os continentes através dos cabos submarinos.

A utilização desses cabos para conectar o mundo é um projeto incrível. Na verdade, existem milhares de quilômetros de extensão de cabos sob o mar, atravessando fossas e montanhas submarinas.

Nos anos 80, ficou disponível, o primeiro cabo fibra ótica intercontinental desse tipo. Instalado em 1988, o cabo associado ao sistema TAT-8, tinha capacidade para 40.000 conversas telefônicas simultâneas, usando tecnologia digital.

Desde então, a capacidade dos cabos aumentou. Alguns cabos que atravessam por exemplo o oceano Atlântico têm capacidade para 200 milhões de circuitos telefônicos.

2 – Redes telefónicas
As fibras óticas são amplamente utilizadas em redes telefônicas. Na verdade, este é o principal meio de atuação.

Em comparação com os cabos convencionais de metal, os cabos de fibra permitem a transmissão de dados a distâncias muito superiores e com maior largura de banda, de modo que economizam custos em relação aos demais cabos utilizados para os mesmos fins.

3 – Como apoio à medicina
As fibras óticas podem ainda ser utilizadas para diversas aplicações, como iluminação, sensores, lasers ou em instrumentos médicos para examinar as cavidades interiores do corpo.

Como vê, os cabos de fibra ótica têm muito mais utilidades do que simplesmente aumentar a velocidade de seu wifi. Contudo, isso é mesmo aquilo que interessa à maioria das pessoas.

fonte: ecommercenews