Página Inicial

Cidades conectadas: cresce o número de prefeituras com acesso a fibra óptica

Imagem retirada de https://www.tudocelular.com/mercado/noticias/n124163/cresce-numero-de-prefeituras-acesso-banda-larga.html
Imagem retirada de https://www.tudocelular.com/mercado/noticias/n124163/cresce-numero-de-prefeituras-acesso-banda-larga.html

Hoje mais cedo nós mostramos que uma pesquisa divulgada pelo NIC.br trouxe a informação de que apenas 44% dos serviços prestados pelo Governo Federal estão disponíveis online. Esse levantamento revela que os brasileiros ainda terão que aguardar um pouco mais para ter serviços do governo 100% online.

No entanto, isso não significa que as administrações não estejam investindo em infraestrutura para melhorar os serviços prestados para a população. A pesquisa também trouxe a informação de que no ano passado 83% das prefeituras de todo o país já estavam conectadas à internet banda larga por meio de fibra óptica.

A evolução no número de prefeituras conectadas chama a atenção pelo fato de que em 2015 apenas 69% das sedes municipais tinha conexão por meio de fibra. De acordo com os dados divulgados, um motivo por trás desse rápido crescimento pode ser o aumento no número de pequenos provedores regionais.

Como sabemos, esses pequenos provedores são responsáveis por um aumento considerável no acesso à internet banda larga em todo país. A região nordeste foi a mais beneficiada com municípios com população entre 10 mil e 100 mil habitantes sendo os mais contemplados com conexão banda larga.

O levantamento também percebeu que houve um aumento no número de projetos relacionados a cidades digitais. Os dados mostram que 18% das prefeituras afirmaram ter algum plano ou projeto de cidade inteligente. Em capitais e grandes cidades essa proporção chega a 77% .

A pesquisa ainda apurou que 90% dos municípios postam algum tipo de conteúdo em redes sociais, sendo que o Facebook tem uma fatia de 75%. No entanto, apesar de uma maior presença online, a maioria dos municípios ainda não oferecem serviços 100% pela internet.

fonte: Tudo celular