Página Inicial

Level 3 colabora com projeto da Alphabet para acesso à internet em áreas afetadas por desastre natural no Peru

Imagem retirada de http://www.itforum365.com.br/voce-informa/level-3-colabora-com-projeto-da-alphabet-para-acesso-internet-em-areas-afetadas-por-desastre-natural-no-peru
Imagem retirada de http://www.itforum365.com.br/voce-informa/level-3-colabora-com-projeto-da-alphabet-para-acesso-internet-em-areas-afetadas-por-desastre-natural-no-peru

Em um trabalho conjunto com a Level 3 Communications, a Alphabet, através do Projeto Loon, foi capaz de fornecer acesso à internet em áreas desatendidas que foram afetadas por desastre natural, no Peru.

O Projeto Loon é uma rede de balões viajando na borda do espaço, projetada para estender a conectividade à internet a pessoas em áreas rurais e remotas ao redor do mundo. Durante um desastre natural recente, o Projeto Loon ajudou a conectar pessoas em zonas de inundação em Lima, Chimbote e Piura. O projeto utiliza os serviços de internet de alta velocidade da Level 3 para fornecer conectividade a estações terrestres, onde estão os equipamentos que conectam os balões à internet.

Desafio
Desde março de 2017, o Peru tem sido atingido por fortes chuvas e inundações. Centenas de milhares de pessoas têm sido desabrigadas e o governo peruano declarou estado de emergência em mais de 800 províncias.

Em situações como estas, a capacidade de comunicar-se com entes queridos e acessar informação básica torna-se primordial – no entanto, a infraestrutura terrestre de comunicações é normalmente uma das primeiras coisas a serem afetadas por desastres naturais como inundações e deslizamentos.

O desafio maior foi o de manter o acesso à internet ativo e acessível para permitir as comunicações daqueles afetados pelas fortes chuvas.

Solução
Ao utilizar os serviços fornecidos pelos balões do Projeto Loon, da Alphabet, que possibilitam serviços de comunicação perto da estratosfera, e o acesso de internet de alta-velocidade fornecido pela Level 3, os usuários finais puderam acessar a internet a partir de dispositivos móveis nas áreas afetadas.

Com o suporte também de outras empresas de telecomunicações e tecnologia, mais de 160 gigabytes (GB) de capacidade de dados foram estendidos a pessoas em uma área combinada de 40.000 quilometros quadrados, quase o tamanho da Suiça, para possibilitar o acesso à rede em áreas onde o serviço de internet foi interrompido. A quantidade de dados entregues foi suficiente para enviar e receber aproximadamente 30 milhões de mensagens de WhatsApp ou 2 milhões de e-mails.

O Projeto Loon, da Alphabet, provou que os desafios de uma cobertura sem fio em áreas de desastre podem ser abordados com parceiros como a Level 3, assim como o desenvolvimento e a implementação de alta tecnologia. Esta foi a primeira vez que a internet ativada por balões conectou dezenas de milhares de pessoas.

Acesso Dedicado à Internet e o Alcance da Level 3
O acesso dedicado à internet da Level 3 fornece alcance global e escalabilidade sobre a rede diversificada, com conectividade em mais de 60 países e 500 mercados globais.

A capacidade do backbone IP global da Level 3 é de mais de 42 terabits por segundo (Tbps). Adicionalmente, a rede da companhia conta com mais de 200.000 milhas de fibra óptica e alcance de mercado em mais de 60 países, com amplas soluções de acesso off-net na América do Norte, Europa, América Latina e Ásia Pacífico.

fonte: ITFórum 365