Página Inicial

Menor giroscópio óptico do mundo cabe em um grande de arroz

Imagem retirada de https://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=menor-giroscopio-optico-do-mundo&id=010110181017#.W8hk0PlRfcc
Imagem retirada de https://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=menor-giroscopio-optico-do-mundo&id=010110181017#.W8hk0PlRfcc

Esta é a menor versão já fabricada de um giroscópio óptico, um aparelho de posicionamento inercial que substitui as partes mecânicas móveis por feixes de luz.

Dentro de um giroscópio óptico convencional, uma fibra óptica enrolada transporta pulsos de laser, alguns rodando no sentido horário e outros no sentido anti-horário.

O aparelho mede a taxa de rotação detectando pequenas mudanças no momento da chegada de cada um dos pulsos a um sensor.

É difícil miniaturizar esses giroscópios ópticos porque, quando seu tamanho é diminuído, o sinal dos sensores enfraquece e começa a ficar embaralhado no ruído criado pela difusão da luz dentro da fibra óptica.

Para neutralizar esse efeito, Parham Khial e seus colegas do Instituto de Tecnologia da Califórnia, nos EUA, projetaram um giroscópio fotônico de baixo ruído.

Khial entalhou canais orientadores de luz em um chip de silício de 2 milímetros quadrados para fazer a luz viajar em cada direção girando em torno de um círculo separado, para que a luz dispersa não confunda os sensores. O aparelho também reverte periodicamente a direção da luz, o que ajuda a cancelar outra grande parte do ruído.

A miniaturização viabilizará aparelhos com precisão muito maior do que os dispositivos mecânicos atuais.

fonte: Inovação Tecnológica