Recorde mundial de transmissão de dados envia 1 petabit em 1 segundo
Acaba de ser batido um novo recorde na transmissão digital de dados: 1 petabit por segundo em uma fibra óptica multimodo de núcleo único.
Um petabit por segundo é equivalente a 10 milhões de canais de transmissão de vídeos de qualidade 8K sendo transmitidos por segundo - 1 petabit equivale a 1.000 trilhões de bits (1015 bits).
Isso aumenta o recorde atual de transmissão fibra multimodo por um fator de 2,5.
O feito foi alcançado por uma equipe do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação (NICT, Japão), da Nokia Bell Labs (EUA) e do Grupo Prysimian (França).
Para preparar os dados para serem enfiados por uma única fibra óptica, 382 linhas portadoras são primeiro geradas por um único pente de frequências.
A seguir, os dados são inseridos em cada linha, um processo conhecido como modulação. Modulados, os feixes são então injetados em 15 modos diferentes (cores) na fibra óptica - nesse teste, a transmissão deu-se a uma distância de 23 km.
Na ponta receptora, filtros especiais de comprimento de onda capturam cada uma das cores e as enviam para um processador MIMO (sigla em inglês para Múltiplas Entradas e Múltiplas Saídas), que então coloca os dados na ordem correta e disponibiliza as informações transmitidas.
"No futuro, queremos ir atrás da possibilidade de estender a distância da transmissão multimodo de grande capacidade e integrá-la com a tecnologia multinúcleo, para estabelecer a base da futura tecnologia de transmissão óptica com grande capacidade," escreveu a equipe.
fonte: Inovação Tecnológica