TIM investe em comunicação via laser
A TIM Itália acaba de demonstrar a viabilidade da comunicação via laser entre duas estações rádio base 5G, sem a necessidade de links de rádio ou o uso de cabos de fibra óptica. O experimento foi o primeiro realizado na Europa.
Na demonstração, a tecnologia de comunicação óptica foi combinada com um sistema de ondas milimétricas, para conectar duas antenas de sua rede 5G, na cidade de Turim.
A TIM italiana está entre as primeiras operadoras do mundo a utilizar o conceito de “Free-Space Optical Communication” (Comunicação Óptica de Espaço Livre, em português), atingindo velocidade de cerca de 20 Gbps.
A conexão entre antenas 5G requer alto desempenho em termos de largura de banda e latência, o que normalmente é feito por meio de fibra óptica.
Atualmente a rede de fibra da TIM é a maior da Itália. No entanto, nos casos em que é preciso uma rápida instalação ou existe alguma complexidade geográfica, a operadora poderia utilizar a solução sem fio para conectar as antenas à rede móvel.
Outra vantagem é que o impacto ambiental é reduzido, pois a tecnologia laser tem alta eficiência energética, o que gera baixo consumo de eletricidade.
Entretanto, como qualquer outra tecnologia ela também tem suas desvantagens. A comunicação via laser é muito sensível a nevoeiros ou casos de baixa visibilidade.
A intenção da TIM não é substituir a fibra óptica, mas encontrar soluções complementares para garantir a operação da sua rede móvel.
fonte: Minha Operadora, com informações de Mondo Mobile Web